🙈😢
Mamães e papais podem acalmar o coraçãozinho ❤️☺️
A Sociedade brasileira de Pediatria(SBP) esclarece que “nos primeiros meses de vida, bebê que só mama no peito pode evacuar fezes amolecidas a cada mamada, como ficar até 7 dias sem evacuar.
Tudo isso pode ser normal. Ele pode também, quando sentir vontade de fazer cocô, fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles. Isso tem nome científico: DISQUESIA.
Pode acontecer em bebês que mamam só leite materno ou também nos que usam outro leite, e não é doença.
O bebê não nasce pronto. Ele vai se desenvolvendo aos poucos, com o tempo. O sistema digestivo também é assim.
Para evacuar ele precisa saber coordenar a vontade de evacuar com o relaxamento da musculatura pélvica e a abertura do esfíncter anal e eliminar as fezes. Com o tempo ele aprende a fazer isso.”
E O QUE FAZER?
💎 Dicas da SBP:
1º dica: não se desespere, mesmo que pareça que o seu bebê esteja sofrendo muito. Com o seu instinto, tente consolá-lo com afagos e carinhos. Dobrar as pernas do bebê sobre a barriga dele pode ajudar.
2ª dica: isso não é prisão de ventre. Sendo assim, não medique com remédios laxantes.
3ª dica: antes dos 6 meses, evite iniciar qualquer outro alimento (sucos, frutas laxantes, chás e outros leites), principalmente se o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo.
4ª dica: o uso de estímulo no ânus (supositório e outros agentes) pode “dar certo” num primeiro momento. Mas a criança pode se acostumar a evacuar somente se receber esses estímulos. E isso não é bom.
Ufa 😅 que alivio. Vai ficar tudo bem!
Ficou na duvida?
Que tal agendar um horário comigo e vamos juntas verificar a saude do seu bebê? 😍
Termo de Isenção de Responsabilidade
As informações contidas neste blog são fornecidas apenas para fins educacionais e informativos.
Elas não substituem a consulta com um profissional de saúde qualificado. A Dra. Flavia, não se responsabiliza por quaisquer decisões tomadas com base no conteúdo aqui disponibilizado.
Antes de aplicar qualquer orientação ou sugestão mencionada nos posts, é fundamental que você consulte um médico ou outro profissional de saúde para obter um diagnóstico ou tratamento adequado para o seu filho. Cada criança é única e pode ter necessidades específicas que devem ser avaliadas individualmente.
Este blog não tem a intenção de fornecer diagnósticos médicos, tratamento ou aconselhamento personalizado. Qualquer uso das informações fornecidas é de responsabilidade exclusiva do leitor.
댓글